Definição da sigla SEO-Usada frequentemente entre os webmasters-Japesquisei.com-Trazendo informações para aumentar os seus conhecimentos e fazer do seu site um site de sucesso.
O que é SEO?
A sigla SEO nada mais é do que as iniciais do termo “Search Engine Optimization” e no Brasil o termo ficou mais conhecido como Otimização para os Mecanismos de Buscas. SEO envolve várias técnicas, estudos, teorias e métodos com o objetivo de otimizar as páginas nos mais diversos mecanismos de busca, visando assim o melhor posicionamento na SERP (Search Engine Result Page) e destaque de uma determinada página (ou mais de uma do mesmo site) para determinada keyword (palavra-chave).
No mundo do SEO não existe nenhum tipo de garantia para conseguir o primeiro lugar seja no Google, no Bing ou em qualquer outro mecanismo de busca. A questão do posicionamento depende de diversos fatores que são testados e alterados a todo o momento. Fatores que só o próprio buscador sabe e que nenhum profissional de SEO tem ou teria acesso. Todos os conhecimentos do especialistas em SEO foram inicialmente descobertos através de ideias e hipóteses, posteriormente, através de testes.
Segundo o livro A arte de SEO, o primeiro colocado na SERP para as buscas naturais ou buscas orgânicas tem 100% de visibilidade, assim como a segunda e a terceira posição. Além da visibilidade, outro fator importante do SEO também pontuado no livro é em relação a taxa de clique por posição da SERP. A primeira posição é responsável por 42% dos cliques, a segunda com 12% e a terceira por 9%, todas as outras são responsáveis por 37% dos cliques.
Outra questão levantada pelo livro é a do SEO estar relacionado diretamente com o branding da empresa, pois 36% dos usuários concordam que: “ver uma empresa listada entre os principais resultados de um mecanismo de busca nos faz pensar que a empresa é uma das melhores dentro de sua área”.
Vale ressaltar que trabalhar com SEO e PPC (link patrocinado) é entender que um agrega valor ao outro, e isso é essencial. Uma pesquisa da AdGooroo mostrou que quando se tem um link patrocinado e uma página da mesma empresa no primeiro lugar da busca orgânica (SEO), essa página recebe 20% mais cliques quando comparada com as que não possuem Link patrocinado na mesma SERP.
Segundo o livro Guerreiro SEO, o SEO ou “a SEO” envolve a análise interna (SEO On-Page) e externa (SEO Off-Page) do site, incluindo construção de links (link building), uma arquitetura de informação correta, codificação bem desenvolvida e construída, análise da concorrência, pesquisa de palavra-chave (keyword), desenvolvimento de conteúdo otimizado, criação de estratégia e planejamento, além de muitas outras tarefas que envolvem o mundo do SEO.
Outro ponto importante que envolve o mundo do SEO e que pouca gente cita é a importância de se ter uma landing page ou página de pouso otimizada. Sem dúvida SEO e Design formam uma união imbatível.
SEO a longo prazo
É importante lembrar que o SEO é um projeto construído e desenvolvido para médio e longo prazo. Afinal, para você chegar ao topo da SERP, antes você precisa ganhar a confiança dos mecanismos de busca. E assim é na vida real, você não irá ganhar a confiança de ninguém de um dia pro outro.
SEO é um trabalho árduo que requer novos esforços todo dia, e cada vez que você revisa o que foi construído, descobrem-se novas melhorias para melhorar as buscas orgânicas.
Conclusão sobre SEO
Atualmente, com raras exceções, não adianta uma empresa pensar um site sem pensar em SEO.Hoje qualquer pessoa, seja ela um usuário avançado ou um usuário inexperiente, pesquisa em algum mecanismo de busca, e quando o assunto é Brasil o Google torna-se o principal mecanismo de busca. No final das contas, se você tem um site ou está pensando em criar um, tenha o cuidado de pensar no SEO na hora da contratação, caso contrário, você poderá perder uma grande fatia do mercado.
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